Páginas

" Graça e Paz a todos, esperamos que você tenha um bom conhecimento através de nosso blog e o propague a todos"

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Encontro - dia 27/03 - Missa parte a parte

1. RITOS INICIAIS

A finalidade destes ritos é fazer com que o povo reunido se prepare para ouvir com atenção a Palavra de Deus e celebrar dignamente a Eucaristia. Para iniar a celebração, o comentarista acolhe os fiéis e apresenta-lhes, em breves palavras, o motivo por que estão ali reunidos. Lembre-se que o motivo principal é louvar e bendizer a Deus porque Jesus entrgou sua vida para nos salvar.

PROCISSÃO E CANTO DE ABERTURA

O canto de abertura tem a função de unir os corações dos fiéis no encontro com Cristo Ressuscitado, na certeza de que ele está presente na assembleia. Além disso, este canto tem a finalidade de acompanhar a procissão de entrada da equipe de celebração.

SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE

O presidente da celebração esucarística começa invocando a Santíssima Trindade: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. em seguida, saúda a assembleia , espontaneamente ou com uma das fórmulas do missal romano.

ATO PENITENCIAL

A assembleia se reconhece pecadora, por isso invoca a misericórdia e o perdão de Deus, a fim de ouvir com maior proveito a Palavra de Deus e comungar masi dignamente o corpo de Cristo.

GLÓRIA

É um hino muito antigo pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, grorifica a Deus Pai e ao Cordeiro que é Jesus. é um cântico completo, "transbordante de alegria, confiança, humildade, e que dá ao início da Eucaristia um tom de festividade: o olhar da comunidade está posto na glória de Deus"

ORAÇÃO INICIAL (COLETA)

É a primeira oração do presidente da celebração. Ela dá sentido da celebração do dia e recolhe as motivações e sentimentos da assembleia. Depois da palavra "oremos", o padre faz um momento de silêncio: é o tempo para o sparticipantes pensarem nas intenções pelas quais querem celebrar.

2. LITURGIA DA PALAVRA

A Liturgia da Palavra, que tem seu ponto mais elevado na proclamação do Evangelho, é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura e pelos cantos que ocorrem entre elas, sendo desenvolvida e concluida pela homilia, a profissão de fé e a oração dos fiéis.

LEITURAS

Por meio das leituras, abrem-se para os fiéis os tesouros da Bíblia. As leituras previstas para a celebração dominical são três, mais o salmo responsorial. Para a proclamação da Palavra de Deus se recomenda o uso dos livros litúrgicos próprios: Lecionário e Evandeliário, e não se permite trocar as leituras e salmo por outras leituras não bíblicas.

HOMILIA

É uma conversa familiar com a finalidade de aplicar a mensagem de Deus à realidade da assembleia. Ao mesmo tempo que mostra Deus agindo em nossa vida , ahomilia nos convida a corrigir os erros, a voltar-nos cada vez mais para os caminhos de Deus.

PROFISSÃO DE FÉ OU CREDO

São os pontos principais de nossa fé, uma espécie de resumo da fé cristã. Existem dois textos: um mais longo, fruto dos concílios de Niceia (ano 325) e Constantinopla (ano 381). O outro mais breve e de uso mais frequente, é conhecido como símbolo dos apóstolos.

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS

Exercendo sua função sacerdotal, o povo eleva preces a Deus, pelas necessidades da Igreja e pela salvação do mundo inteiro. Com a oração dos fiéis termina a liturgia da Palavra e começa a liturgia Eucarística.

3. LITURGIA EUCARÍSTICA

A liturgia da palavra está intensamente ligada à liturgia eucaristica. As duas partes, ou melhor, as duas mesas formam uma unidade, que é a celebração eucarística. Santo Agostinho afirma: "Bebe-se o Cristo, tanto do cálice das Escrituras como do cálice da Eucaristia". Na última ceia, Jesus tomou o pão e o cálice com o vinho: deu graças; partiu o pão e deu o pão e o vinho a seus discípulos. Os quatro verbos correspondem hoje às quatro partes da liturgia eucarística: tomar (= apresentação das ofertas); dar graças (= oração eucarística); partir (= fração do pão); dar (= cominhão).

PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS

Os dons apresentados, pão, vinho, água são frutos da terra e do trabalho humano, que vão se tornar o corpo e sangue de Cristo. No gesto de ofertar pão e vinho, entregamos nossa vida, a fim de que, unida à vida de Cristo, ela se torne oferenda agradável a Deus.

ÁGUA MISTURA COM VINHO

Desde os primeiros tempos da Igreja, costumava-se misturar um pouco de água com vinho. Esse gesto simboliza a nossa união com Jesus Cristo.

LAVAR AS MÃOS

Após a apresentação das oferendas, o sacerdote lava as mãos, dizendo: "Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados".Esse gesto exprime o desejo de estar totalmente purificado, antes de iniciar a oração eucarística.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

É o centro e ponto culminante de toda celebração. Destacam-se as seguintes partes:

a) Prefácio: É o hino de agradecimento e louvor a Deus por toda a obra da slvação ou por um de seus aspectos. Conclui-se com o canto do Santo.

b) Invocação do Espírito Santo (epiclese): O sacerdote estende as mãos sobre o pão e o vinho e pede ao Pai que envie o Espírito Santo sobre eles, a fim de que "se tornem para nós o corpo e o sangue de Jesus Cristo".

c) Narrativa da instituição (ou consagração): O sacerdote relata o que Jesus disse e fez ao indtituir a Eucaristia.

d) Aclamação após a consagração: O sacerdote apresenta o pão e o vinho consagrados: "Eis o mistério da fé". Com oma fórmula própria, a assembleia responde, relembrando a morte de Cristo, sua gloriosa ressurreição e ascensão aos céus. O missal romano propõe três fórmulas de aclamação para este momento.

e) Oferecimento da Igreja e invocação do Espírito Santo: A Igreja oferece ao Pai, "o pão da vida e cálice da salvação", e pede que "sehamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito" ( Oração Eucarística II).

f) Intercessões: A missa é celebrada em comunhão com toda a Igreja, tanto terrestre como celeste: a Virgem Maria, os santos, os apóstolos e mártires, o papa, bispos, ministros e todo o povo de Deus. São lembrados os irmãos e irmãs falecidos.

g) Doxologia (ou louvor): O sacerdote eleva o pão e o vinho consagrados, corpo e sangue de Cristo, por quem sobe ao Pai, na unidade do Espírito Santo, a honra, a glória e o louvor de todo o universo celeste e terrestre: " por Cristo, com Cristo e em Cristo". A assembleia aclama com solene Amém. Com a Doxologia se conclui a oração eucarística.

RITOS DE COMUNHÃO

a) Pai-nosso: Ensinada por Jesus, essa oração resume os anseios mais profundos do ser humano, tanto em sua dimensão espiritual quanto material.

b) Rito da paz:
Conforme o costume do lugar, os fiéis expressam entre si o desejo de fraternidade e comunhão, e ao mesmo tempo o compromisso de lutar pela paz e unidade no mundo inteiro.

c) Fração do pão: O sacerdote, reproduzindo a ação de Cristo na última ceia, parte o pão em vários pedaços. Estre gesto significa que nós, sendo muitos, pela comunhão do único pão da vida, que é cristo, formamos um só corpo. Durante a fração do pão, a assembleia canta ou recita o Cordeiro de Deus. Ao partir o pão, o sacerdote coloca um pedacinho no cálice. A explicação mais simples para esse gesto é que as duas espécies - pão e vinho ( corpo e sangue de Cristo) - formam uma unidade e fazem parte da mesma realidade: a pessoa de Jesus.

d) Comunhão: Os fiéis são convidados a alimentar-se do corpo e do sangue do Senhor, estabelecendo íntima união com ele.

e) Oração depois da Comunhão: O sacerdote se dirige ao Pai celeste implorando que os mistérios celebrados produzem abundantes frutos na vida pessoal e social dos fiéis. A assembleia confirma, respondendo amém. Com essa oração conclui-se a liturgia eucarística.

4. RITOS FINAIS

AVISOS

Importantes para animar a vida da comunidade, os avisos sejam breves e claros. De preferência, sejam dados por uma só pessoa (sacerdote ou comentarista). Se houver homenagens (aniversários, bodas matrimoniais etc.) é bom que sejam prestadas nesse momento.

COMPROMISSO

É uma breve mensagem estimulando a comunidade a pôr em prática, no dia a dia, a realidade celebrada. Para isso, pode-se utilizar algum cartaz ilustrativo, uma frase ou leitura de algum trecho com o tema do dia.

BÊNÇÃO

Simples ou solene, conforme a importâcia da festa litúrgica.

DESPEDIDA

É louvável que as pessoas saiam da celebração cheias de esperança, animadas e decididas a dar testemunho do amor de Deus no meio da sociedade.